Saturday, November 8, 2008

XTC - Go 2



Olha só que capa Genial. Mais uma vez o mestre Storm Thorgerson criou uma Não-Capa. Esse disco de 1978 é muito foda! Por que?

Bem, primeiro que a banda chamou o Storm pra criar uma capa tão boa quanto as capas que eles já havia feito pro Pink Floyd, mas no meio da reunião de idéias, o Vocalista Andy Partridge perguntou o que era totalmente o contrário de uma capa comercial. Eles pegaram um pedaço de papel e começaram a fazer uma descrição do que era uma capa comercial. Com essa idéia surgiu isso aí que você estão vendo. Genial não?

Bem, nada como uma banda de punk como XTC pra ter uma idéia tão revolucionária como essa. Abaixo a "tradução". Entenda-se, uma transcrição feita por mim do ingrês pro Portuga.

"Esta é uma Capa de Disco. Esse texto é o DESIGN por cima da capa. O DESIGN é pra ajudar na VENDA do disco. Nós esperamos atrair sua atenção pra incentivá-lo a pegá-lo. Quando você pegar no disco provavelmente você estará persuadido a escutar as músicas - no caso, banda XTC do disco Go 2. Então nós queremos que você o COMPRE. A idéia é que sua compra dará mais dinheiro para a gravadora Virgin, o empresário Ian Reid e também a banda. É claro que será um grande PRAZER. Um bom DESIGN de capa é o que mais atrai compradores. Esse texto está tentando atraí-lo mais do que uma boa foto. E foi feito pra pra você LER. Isso é chamado enganar a VÍTIMA e você é a VÍTIMA. Mas se você tem a cabeça boa, PARE DE LER AGORA! Porque tudo que queremos é que você continue lendo. Mas isso é uma INTERPRETAÇÃO DUPLA, porque se você parar, estará fazendo que falamos pra fazer, e se você continuar lendo, fará o que queríamos o tempo todo. E quanto mais você lê, mais está caindo no que todos os bons designs comerciais fazem. São TRUQUES e esse TRUQUE é pior quando falamos que é um TRUQUE que tenta te ENGANAR e se você ler mais estará se ENGANANDO mais, mas você não saberia mais nada se não lesse até aqui. Pelo menos estamos dizendo sinceramente ao invés de simplesmente seduzí-lo com uma arte bonita que não diz nada pra você. Estamos esclarecendo as coisas porque esse disco é um PRODUTO e os PRODUTOS devem ser consumidos e você é um consumidor e esse é um PRODUTO bom. Nós poderíamos ter escrito o nome numa fonte especial, como se estivesse pra fora aparecendo antes mesmo de você ler, e provavelmente você iria comprá-lo do mesmo jeito. O que estamos sugerindo é que você é BURRO se não comprar esse disco por causa da sua capa. Isso tudo é pra mostrar que provavelmente você gostará desse texto - que é o design do disco - e daqui pro conteúdo do disco. Mas só estamos falando contra aquelas. The con is a con (não sei que porra é essa não! aheaheah). Um bom design de capa pode ser considerado o começo para a compra do disco, mas isso realmente não acontece mais, porque VOCÊ sabe que isso é apenas design de uma capa. E isso é uma CAPA DE DISCO."

Share