Tuesday, January 8, 2008

Similar (Queen, U2, Blur)

Esse é o primeiro post da futura série sobre capas "parecidas", ou pra um bom entendedor, na publicidade isso se chama: "design chupado!". Ou seja, uma cópia adaptada. Mas não entro muito nesse fator ético, quem é que nunca olhou pra uma coisa e pensou, "putz é isso que eu quero! Vou fazer parecido". O problema é quando você olha, copia e pensa: "tomara que ninguém veja".

Hoje em dia com a internet fica difícil, mas acho que uma boa inspiração é saudável. Com certeza o cara que fez aquilo que você está "chupando" já "chupou" alguma coisa de alguém. Eu estou falando de design, não me venham com idéias distorcidas. =)

O que penso é o seguinte, esses três discos são de épocas diferentes, mas de bandas da Grã-Bretanha, que tem o fator cultural como mesma referência. O Queen fez essa capa com uma linguagem de Stencil. Em 97 o U2 "copiou" e colocou uma linguagem referente ao seu novo som, o Pop. Logo depois, em 2000, o Blur veio com uma linguagem que mostra bem a nossa era dos Vetores e Photoshop.



Eu acho as três capas uma mais bonita que a outra. Não vou mentir em dizer que EU acho a do Blur mais bem resolvida em termos de design, mas a ilustração do Fred Mercury é absurdamente boa. É impressionante como ele só precisa de cabelo e bigode pra ser reconhecido. Dá pra ganhar rios de dinheiro vendendo uma camisa só com essa ilustração dele.

Acho que a capa do Queen é a mais representativa, mas não tem nada de revolucionário, até porque Andy Warhol fez coisas muito parecidas na época da Pop Art. Lembram da ilustração da Marilyn Monroe? Poisé. Por isso que digo, tudo tem sua referência. Warhol com certeza tinha as dele.
Mas mudando um pouco de assunto, recomendo os três discos. Apesar desse do U2 tenha me assustado bastante na época que lançou, hoje em dia eu acho legalzim. Nada demais, mas é legalzim. O disco do Blur que é de 2000 é o que eu mais gosto, até porque ele é um The Best Of, então não tem como competir. E o disco do Queen era de uma fase que a banda estava começando a experimentar umas coisas diferentes do seu Opera Rock. Bom disco, só isso.
Design é isso. Olhe, se inspire e faça sem medo. Só não pode copiar os acordes da banda que você gosta. Isso dá cadeia e uma bela multa. As vezes é melhor ser designer do que músico. Se bem que até hoje eu não sei se sou bom no design, ou bom na música. Acho que por isso resolvi falar das capas.

Share